Teotónio da Silva [1856/1858]

11. Teotónio da Silva

Joaquim Teotónio da Silva, 11.º Presidente da Sociedade de Ciências Médicas, «o Teotónio, o clínico ilustradíssimo, o cirurgião notável das traqueotomias» como Matos Chaves se lhe refere, além de devotado à Cirurgia cultivou igualmente a Medicina, tendo regido Patologia Geral durante oito anos, e granjeado a admiração e a amizade dos seus pares.

Ensaiou a anestesia com o clorofórmio nos animais (1847) e generalizou a eterização dos operados. Realizou a primeira extirpação completa do astrágalo (1875) e as três primeiras utilizações do aspirador pneumático de Dieulafoy no tratamento da retenção de urina (1875).

Foi o primeiro cirurgião que praticou a traqueotomia no croup (1851), realizando, até 1871, vinte e duas intervenções com oito casos de cura. Deve salientar-se que nas discussões sobre os hospitais-barracas no Hospital de São José, criticou fortemente a sua instalação, batendo-se por princípios de higiene hospitalar que evitassem as infecções nosocomiais [sic], importantes ideias defendidas há 131 anos.