Sessão Científica: Especialistas debatem 'Outcomes research' em Portugal

Encontro com o investigador norte-americano, Grayson Norquist, responsável pelo Patient-Centered Outcomes Research Institute (PCORI), discute o desenvolvimento da investigação sobre resultados de serviços e intervenções de saúde (Outcomes Research). Acontece a 20 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


A visibilidade e importância de estudos sobre os resultados dos serviços e intervenções de saúde, tomando em consideração as experiências e as preferências dos pacientes (Outcomes Research), têm vindo a crescer significativamente nos últimos anos. O tema serve de mote para a Sessão Científica intitulada "Development of outcomes research in Portugal: Lessons learned from the US Patient-Centered Outcomes Research Institute (PCORI)", que conta com uma conferência do investigador norte-americano Grayson Norquist (Patient-Centered Outcomes Research Institute (PCORI)), no dia 20 de Abril, às 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Para José Miguel Caldas de Almeida, presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML), entidade que promove o debate, o crescimento da Outcomes Research justifica-se com "a crescente complexidade dos cuidados de saúde". "Cada vez necessitamos mais de evidência de científica que possa guiar as decisões de todos os que participam nos cuidados e práticas de saúde (decisores políticos, prestadores e utilizadores de serviços, público em geral)", complementa.

A sessão científica propõe-se, por isso, a discutir a situação deste domínio de investigação em Portugal e reflectir sobre o que fazer para apoiar o seu desenvolvimento no país. O encontro reúne os especialistas portugueses em áreas relacionados com outcomes research: Altamiro da Costa Pereira (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), António Vaz Carneiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Pedro Pita Barros (Universidade Nova de Lisboa). A abertura é feita por José Miguel Caldas de Almeida (SCML). A Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, encerrará o evento.

web

Programa:

Development of outcomes research in Portugal: Lessons learned from the US Patient-Centered Outcomes Research Institute (PCORI)
20 de Abril, 17h | Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Introdução
Prof. JM Caldas de Almeida (Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa)

Conferência
Prof. Grayson Norquist (Chair, Board of Governors, PCORI)

Comentários
Prof. Altamiro da Costa Pereira (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto)
Prof. António Vaz Carneiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)
Prof. Pedro Pita Barros (Universidade Nova de Lisboa)

Encerramento
Profª Leonor Parreira (Secretária de Estado da Ciência)

Mais: Ver vídeo da sessão (em inglês) | Ver Póster