Estudo sobre consumo de antibióticos vence 6ª edição do Prémio SCML/MSD em Epidemiologia Clínica

A cerimónia de entrega da 6ª edição do PrémioSCML/MSD em Epidemiologia Clínica realizou-se no dia 27 de outubro, às 17h, na Sala dos Atos da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Conheça o projecto vencedor da edição deste ano. 


banner msd

Uma equipa de investigadores de várias Universidades portuguesas e de Santiago de Compostela estudou o impacto de uma intervenção educativa dirigida a médicos de medicina geral e familiar e a farmacêuticos comunitários com o objetivo de diminuir o consumo de antibióticos na população. O estudo “Decreasing antibiotic use through a joint intervention targeting physicians and pharmacists: a cluster-randomized controlled trial” teve como objetivo identificar as atitudes e conhecimentos dos profissionais de saúde, médicos e farmacêuticos com respeito à prescrição e dispensa de antibióticos e resistência microbiana, e realização de intervenções educativas no sentido de melhorar a utilização de antibióticos, na região definida pela Administração Regional de Saúde do Centro.

Desenvolvido pelos investigadores, Maria Teresa Herdeiro, Fátima Roque, António Teixeira Rodrigues, Luiza Breitenfeld, Maria Piñero-Lamas, Adolfo Figueiras, o projeto conclui que houve uma diminuição do consumo total de antibióticos de 3,71%, sendo esta diminuição mais acentuada para as tetraciclinas (15,63%), macrólidos (9,37%) e cefalosporinas (7,24%). De acordo com os autores, “a resistência aos antibióticos é um dos principais problemas de Saúde Pública, sendo a utilização inadequada de antibióticos um dos principais fatores de resistência microbiana. Recentemente a Organização Mundial de Saúde alerta que esta situação está a conduzir-nos para uma era pré-antibiótica, pois muitas situações menores que já foram facilmente tratáveis com os antibióticos disponíveis, atualmente não se conseguem tratar”. Por isso mesmo, o projeto assume uma relevância ainda maior, concluindo mesmo que há uma “necessidade de maior interação entre os cuidados de saúde hospitalares e os cuidados de saúde primários, com mais informação sobre os mapas de resistências”. O motivo identificado pela equipa para que ainda tantos clínicos a prescrevam antibióticos prende-se com “a complacência com o doente”. De olhos postos no futuro a equipa deixa um desafio concreto: “pensamos que com a criação dos Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e de Saúde Pública Hospitalar, que integram equipas multidisciplinares, será possível a implementação de grupos como o nosso na rede de cuidados de saúde”. Até porque, “faz todo o sentido alargar a outros profissionais de saúde e temos o objetivo de incluir também os doentes, aumentando a sua literacia em saúde e promovendo o seu envolvimento e comprometimento no seu processo de saúde”.

O projeto foi distinguido com o Prémio Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa / MSD em Epidemiologia Clínica, uma distinção da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e que conta com o apoio da MSD. O objetivo é contribuir para dinamizar a investigação em Ciências da Saúde em Portugal, nomeadamente em áreas de epidemiologia clínica. Este ano foi registado um número recorde de candidaturas, 34 projetos foram entregues para avaliação do júri.

 IMG 0521 v2

Projecto vencedor: “Decreasing antibiotic use through a joint intervention targeting physicians and pharmacists: a cluster-randomized controlled trial”

Autores: Maria Teresa Herdeiro, Fátima Roque, António Teixeira Rodrigues, Luiza Breitenfeld, Maria Piñero-Lamas, Adolfo Figueiras

Instituições: Institute for Research in Biomedicine – iBiMED & Medical Sciences, Aveiro, Portugal; CESPU, IINFACTS, Instituto de Investigacão e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde, Gandra; Research Unit for Inland Development, Polytechnic Institute of Guarda; Health Sciences Research Centre, University of Beira Interior (Centro de Investigação em Ciências da Saúde – CICS/UBI); Faculty of Pharmacy, University of Coimbra; Consortium for Biomedical Research in Epidemiology & Public Health (CIBER en Epidemiología y Salud Pública - CIBERESP), Santiago de Compostela, Spain; University of Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Spain

Mais informação: Sobre o Prémio SCML/MSD | Projetos vencedores das edições anteriores: 5ª edição |4ª edição | 3ª edição | 2ª edição | 1ª edição