Corpos Sociais 2024-2027
Eleitos os novos Corpos Sociais 2024-2027 (ver composição na Newsletter 3/2024). A tomada de posse foi no dia 3 de dezembro pelas 18h30 no Instituto Bento Rocha Cabral.
A Assembleia Geral ordinária foi no dia 3 de Dezembro pelas 18h no Instituto Bento Rocha Cabral.
Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa
"Renascimento" do Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (JSCML), uma das revistas científicas médicas mais antigas do mundo
No dia 13 de novembro, foi apresentada a nova versão do Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (JSCML), uma das revistas científicas médicas mais antigas do mundo. O JSCML foi publicado pela primeira vez em 1835 e ressurge agora como uma plataforma (https://jscmed.com) de acesso aberto, sem custos para os autores e com publicações em inglês.
O JSCML abordará temas como educação médica, tecnologias da saúde, cuidados interdisciplinares, saúde global e outros temas de relevância para diferentes profissionais de saúde. O JSCML pretende ser um espaço privilegiado para estudantes universitários, incentivando a publicação dos seus estudos e protocolos.
Médicos e outros profissionais de saúde, investigadores, engenheiros e estudantes são convidados a submeterem os seus trabalhos e perspectivas para publicação.
A missão do JSCML será inspirar transformações positivas na saúde e no bem-estar das pessoas, promovendo a partilha de conhecimento e novas ideias que possam impulsionar avanços na área da saúde.
O relançamento do JSCML conta com o apoio das duas Escolas Médicas mais antigas de Lisboa, que agora consideram o JSCML como a sua publicação científica oficial. Este reconhecimento é um testemunho do compromisso do jornal com o rigor científico e ético, reafirmando o seu compromisso na formação de profissionais de saúde.
Desde a data da sua fundação, em 1 de Dezembro de 1822, que a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos médicos em todos os ramos, nos seus aspectos teóricos e aplicados, de carácter individual, colectivo e social.