Lima Leitão [1838/1842]

2. Lima Leitão

Lima Leitão, Lente de Clínica Médica e Patologia Médica, e também Director de Enfermaria no Hospital de São José foi um dedicado colaborador de Francisco Soares Franco na criação da Sociedade das Ciências Médicas, da qual veio a ser o segundo Presidente, cumprindo cinco mandatos sucessivos.

Adquirira formação médica em Paris, onde chegara em 1805 incorporado no contingente português do exército francês, a qual lhe veio a abrir as portas da carreira na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.

Ganhou fama a qualidade dos conhecimentos clínicos que transmitia aos seus alunos. Também introduziu a prática das autópsias como método de avaliação dos actos clínicos e de aprendizagem médica.

A sua bibliografia é muito extensa: 60 títulos sobre casos clínicos e novas terapêuticas e vários manuais de ensino. Lima Leitão, dominava o francês, o inglês, o latim e o grego, era cultor de letras tendo publicado interessantes originais de pendor literário e foi autor de traduções cuidadas de obras que considerava merecedoras de divulgação (Eneida, Milton, Virgílio).

No final da sua vida Lima Leitão dedicou-se à homeopatia, abandonando os princípios da medicina científica, facto que lhe trouxe a perda do muito crédito que até então lhe era reconhecido.