Lourenço Moniz [1845/1847]
Com formação médica em Edimburgo, Lourenço Moniz, distinto madeirense, aliou brilhante talento parlamentar a uma notável austeridade de carácter. Representou durante dezenas de anos a Madeira no Parlamento, pelo que não chegou a exercer os cargos de Professor e de primeiro Reitor da Escola Médica do Funchal, criada em 1837 e para que havia sido nomeado.
A Sociedade das Ciências Médicas no ano 1845, «após esclarecido que era sócio efectivo» elegeu-o Presidente por unanimidade, sendo Vice-Presidente Magalhães Coutinho. A actividade da Sociedade era muito reduzida, com poucas sessões, escassamente frequentadas e sem trabalho científico. O novo Vice-Presidente Magalhães Coutinho presidiu à Sessão Solene de 22 Agosto de 1846 porque «o Presidente da Sociedade Lourenço José Moniz não estava presente por se achar incumbido pelo Governo duma missão diplomática fora do continente do Reino». E o Presidente seguinte Caetano Beirão considerou em 29 de Março de 1847 aquela missão importante em Africa «donde trouxe uma formosa colecção de História Natural de todos os reinos da Natureza.
Lourenço Moniz não teve qualquer papel relevante na Sociedade, a qual se encontrava quase sem actividade durante o tempo da sua presidência. Ela voltaria a período de prestígio com Caetano Beirão.