Francisco Barral [1852/1853]

8 Francisco Barral

O oitavo Presidente da Sociedade das Ciências Médicas, Professor Francisco António Barral, licenciado em Medicina pela Faculdade de Paris, ascendeu por concurso a Lente da Secção Médica da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.

Durante muitos anos, foi o clínico de Lisboa mais procurado, mais afamado e mais considerado por todos. Nenhuma conferência-médica se julgava completa se não tinha o parecer do Dr. Barral.

Fez parte de várias comissões: reforma do serviço hospitalar, inspecção da botica, história terapêutica de algumas substâncias medicinais.

Escreveu trabalhos de valor sobre o clima da Madeira no tratamento da tísica pulmonar, o estado do ensino da Medicina e da Cirurgia em Portugal e a maneira de o melhorar.

Foram, por sua iniciativa, criados pela primeira vez dois prémios médicos destinados às melhores memórias sobre os medicamentos que poderiam substituir as preparações de quinino nas febres intermitentes das classes pobres em Portugal, Gazeta Médica de Lisboa, p. 179, 1853.

O Professor Francisco António Barral foi considerado, no elogio fúnebre pronunciado pelo Professor Thomaz de Carvalho, como facultativo um prático eminente, como sábio um professor distinto, e como académico um escritor conscencioso; por fim, em todas as condições da vida «um homem de supremo carácter».