João José de Simas [1861/1862]

13 João José de Simas

O Doutor João José de Simas licenciou-se pela Universidade de Montpellier, doutorou-se em Letras (1836) e também em Medicina (1841). Praticou clínica em Lisboa, com uma vasta clientela e um considerável prestígio, que o exercício de vários cargos públicos ajudou a reforçar.

A opinião do Doutor Simas era muito respeitada em assuntos de higiene pública e hospitalar. A sua competência em assuntos de higiene hospitalar foi aproveitada em sucessivas comissões criadas na época: reforma das dietas, formulário da botica, apreciação das condições necessárias para o internamento dos enfermos.

Conciliava «o dom do enciclopedismo» com as características de homem de acção, o que o fez membro de várias academias médicas estrangeiras, possuidor de várias distinções, condecorações e comendas.

Personalidade forte, intervinha nos diferentes fóruns «com ar incisivo e asserções peremptórias». O interesse que sempre mostrou em contribuir para o progresso da profissão determinou a sua eleição para Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. Com o decorrer dos anos, face aos abusos das terapêuticas agressivas e à ineficácia da maior parte dos tratamentos populares da época, tornou-se um clínico partidário da expectação, quase eliminando o uso da medicação farmacológica na sua prática médica. De acordo com um seu biógrafo «não legou à posteridade opulenta herança científica, mas o suficiente para que os seus créditos ficassem defendidos».