Abel Jordão [1862/1863]

14. Abel Jordão

O Professor Abel Jordão teve uma vida breve de 41 anos com intenso trabalho. Com sólida formação científica e cultural trazida de Paris, obteve por concurso o lugar de demonstrador da Secção de Medicina da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Este rápido êxito académico logo se acompanhou de importante prática privada – para ele mais um sacerdócio do que uma profissão (no dizer do Professor Thomaz de Carvalho).

Debruçou-se longamente, em dezenas de apresentações publicadas no JSCML, durante cerca de dez anos, sobre a diabetes revelando grande erudição nos trabalhos sobre essa doença em diferentes países europeus e no nosso. Apresentadas em 1860, e elementarmente discutidas da etiologia e epidemiologia e ampliado em 1863, publicou em 1870 um terceiro estudo de diagnóstico e prognóstico nas Memórias da Real Academia das Ciências de Lisboa. Os seus trabalhos sobre a diabetes foram citados por nacionais e estrangeiros (Grande Dicionário das Ciências Médicas,Paris; Livro de Patologia Interna de Jacoud);

«Finou-se em 17 anos de actividade científica este professor que mantinha íntima familiaridade com os alunos, nos quais deixa sentida mágoa», como o aluno do 2.º ano Miguel Bombarda oportunamente salientou.