Cunha Viana [1866/1870]
Cunha Viana, o 16.º Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, veio de Coimbra com muito prestígio e atingiu a cátedra, na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, após brilhantes concursos.
Foi um dos médicos mais ilustres do seu tempo, com intensa actividade clínica, que lhe limitou a expressão de outros talentos.
A sua bibliografia é escassa, constituída por escritos isolados sobre o ensino médico, a higiene hospitalar e a lotação das enfermarias do Hospital de São José, elaborados em colaboração com Abel Jordão e Teotónio da Silva.
Os seus mandatos na Sociedade corresponderam a uma fase de recuperação financeira, a que se refere no discurso de despedida, em 1870, em que agradece o apoio, entre outros, de Silva Amado e Sousa Martins que, anos mais tarde, também vieram a presidir à Sociedade.
A periodicidade das sessões e a participação dos sócios foi recuperada, o que em grande parte se ficou a dever à escolha oportuna dos temas para discussão e em que sobressaía a eloquência de Sousa Martins.
Cunha Viana deu colaboração a diversas instituições públicas e de benemerência e também foi médico da Corte.
No dizer dos seus biógrafos, Cunha Viana foi um professor esclarecido, um clínico experimentado e um homem profundamente honesto e de exemplar modéstia.