Alves Branco [1881/1883]

21. Alves Branco

O Dr. José Maria Alves Branco foi o 21.º Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, em cuja Escola Médica se licenciou em 1842. Realizou toda a cirurgia geral do seu tempo, adquirindo prestígio e consideração dos seus pares e da sociedade da época. Dedicou-se especialmente à Ginecologia, tendo efectuado em 1884 as primeiras ovariectomias em Portugal, sendo-lhe igualmente atribuídas contribuições pioneiras no tratamento cirúrgico das fístulas vesicovaginais e da litotrícia da mulher.

Homem de acção, privilegiou o trabalho no hospital, que considerava ser a verdadeira escola de formação dos médicos. Também se empenhou na luta contra a mortalidade operatória, seguindo e divulgando as ideias que Semmelweiss ao tempo semeara. Fez repetidas críticas sobre a falta de limpeza e arejamento das enfermarias, censuras que originaram uma portaria assinada pelo ministro do Reino. A repreensão não afrouxou o seu zelo na defesa dos princípios da verdadeira higiene hospitalar.

A faceta de higienista levou-o a intervir no combate à epidemia de cólera que em 1859 assolou a Ilha da Madeira.

O Dr. José Maria Alves Branco teve ainda uma meritória actividade de ensino como Professor de Anatomia na Escola de Belas-Artes e teve relevante intervenção no jornalismo médico, sendo fundador do Correio Médico e colaborador assíduo na Revista Médica Portuguesa, Gazeta Médica do Porto e Archivo Universal.