Silva Amado [1883/1885]

22. Silva Amado

Órfão de pai aos três anos, a infância de Silva Amado foi dificultada por carências económicas que um subsídio do Rei D. Pedro V suavizou, ao permitir-lhe a frequência dos estudos superiores. Na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa foi um estudante laureado, concluindo a licenciatura com elevadas classificações.

Nomeado Professor substituto da Secção Cirúrgica da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, atingiu o posto de Lente da Anatomia Patológica e Partos em menos de dois anos. Transferiu-se então para Lisboa onde a sua intensa actividade e reconhecido prestígio levaram a que, pouco tempo depois, fosse nomeado Lente de Medicina Legal e Higiene, cadeiras que vieram a ser separadas em 1900. Silva Amado fez a opção pela Medicina Legal, dedicando-se à tarefa pesadíssima de dar execução à Lei de 1899, que criou os Serviços Médico-Legais.

Pela tenacidade e obra realizada no campo da Medicina Legal, Silva Amado é considerado o reformador desta cátedra na Escola de Lisboa, a qual se projectou no país e estrangeiro, em especial quando encontrou, em 1904 um colaborador precioso, o Professor Azevedo Neves, que lhe veio a suceder.

Silva Amado tem obra valiosa publicada nos campos da higiene pública e ciências forenses onde é uma figura de referência na História da Medicina Portuguesa.