Ricardo Jorge [1913/1915]

32. Ricardo Jorge

Ricardo Jorge foi o 32.º Presidente da Sociedade das Ciências Médicas. Formado pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1879, aí criou as ciências experimentais e fundou a moderna estatística demográfica.

Mais tarde, em apelo às suas preocupações de higienista, planeou e concretizou a organização dos Serviços Municipais de Saúde e Higiene do Porto. As ameaças movidas pela população da cidade, em consequência da implantação do rigoroso cordão sanitário durante o surto de peste de 1899, levaram-no a solicitar transferência para a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Por cedência de prioridade de Bello de Moraes foi contratado como catedrático, regendo uma cadeira nova, a Higiene, que foi tornada independente da Medicina Legal. No desempenho das funções de Inspector-Geral da Saúde, organizou os serviços de saúde pública e representou Portugal em várias instituições internacionais, tendo recebido a honrosa distinção de Honorary Fellow da Royal Society of Medicine.

Culto, bibliófilo reconhecido, possuía inegáveis predicados estilísticos.

Deixou-nos um legado literário importante, que contempla variados géneros (ensaios, biografias, notas de viagem), reveladores de uma multifacetada personalidade. O Instituto para Alta Cultura editou parte da sua obra em 1926.

Considerado grande sanitarista da Medicina Portuguesa, a ele se deve a organização da saúde pública do país, mérito que lhe valeu reputação internacional.

A atribuição do seu nome à instituição portuguesa emblemática dos serviços de saúde pública é um justo tributo a um dos nomes mais proeminentes da medicina portuguesa dos primórdios do século xx.