Ayres Kopke [1915/1918]
Ayres Kopke foi o nosso pioneiro da Medicina Tropical. Seria precocemente professor da Escola de Medicina Tropical de Lisboa (1902) e seu Director mais tarde (1928).
Médico e oficial de marinha cedo se exercitou na técnica laboratorial junto de Câmara Pestana.
Foi responsável pelas áreas clínica e terapêutica na Missão Médica portuguesa para o estudo da doença do sono, efectuada a Angola em 1901, sob a direcção de Aníbal de Bettencourt. Muitos anos mais tarde, em 1927, chefiaria missão análoga a Moçambique.
Empregando o atoxil foi o precursor do tratamento com êxito daquela doença. As suas múltiplas deslocações ao estrangeiro preencheram um longo apostolado da apresentação dos bons resultados clínicos que incluíam por fim a administração subaracnóideia nas formas graves.
Deste modo representou a Escola de Medicina Tropical de Lisboa em congressos e reuniões internacionais em numerosas capitais do Mundo.
A apresentação original deste tratamento foi feita na Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa em 1906, tendo sido publicada em 1916 uma memória premiada e editada pela Sociedade de Geografia de Lisboa.