Azevedo Neves [1919/1921]
O Professor Azevedo Neves presidente da Sociedade em 1919--21 faz parte do grupo de prestigiados professores que ficaram conhecidos na História da Medicina Portuguesa como «a geração médica de 1911», por terem sido nomeados catedráticos da Faculdade de Medicina de Lisboa nessa data, realizando provas para as respectivas especialidades, então criadas.
Azevedo Neves, oriundo de Angra do Heroísmo onde já se distinguira ao dirigir um jornal de estudantes, fez uma licenciatura brilhante na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.
Especializou-se em Berlim (1901) com Virchow e Von Hansermann e regressou a Lisboa a convite do Professor Curry Cabral para fundar o Laboratório de Análise Clínica do Hospital de São José (1902).
Inicialmente vocacionado para se dedicar à Anatomia Patológica, a oportunidade de ingressar na Escola Médica, fê-lo optar pela Medicina Legal, cadeira vaga pela jubilação de Silva Amado.
Em 1911 é catedrático de Medicina Legal e Director da Morgue.
Numa actividade de mais de 30 anos consegue colocar a Medicina Legal em Lisboa numa situação de grande prestígio nacional e internacional, e erigir o Instituto de Medicina Legal de Lisboa.
A sua actividade exercida com muitas outras facetas de professor, escritor, ensaísta, conferencista e político, traduziu-se numa obra escrita valiosa, que engloba 112 títulos.
É considerado pioneiro da Medicina Legal, da luta contra o cancro em Portugal, da fisioterapia e do ensino técnico-profissional.