Augusto Monjardino [1938/1941]

43. Augusto Monjardino

O Professor Augusto Monjardino, discípulo dedicado de Custódio Cabeça, cedo enveredou pela Ginecologia, especialidade que praticou com grande virtuosismo.

Esta especialidade, que cultivou em ligação com a Obstetrícia, fê-lo aproximar-se do Professor Alfredo da Costa que acalentava o propósito de construir uma grande maternidade em Lisboa. O seu desaparecimento prematuro levou Augusto Monjardino a tomar a seu cargo aquela obsessiva aspiração, de cerca de 30 anos.

Tendo visitado maternidades em Itália, França, Alemanha, Bélgica e Holanda, Augusto Monjardino rodeou-se de bons colaboradores e conseguiu erguer a Maternidade Alfredo da Costa. Converteu-a no primeiro hospital do País dedicado à obstetrícia e ginecologia, pela qualidade da assistência médica e social às grávidas, dos cuidados aos recém-nascidos, e pelo escol de especialistas que se formou à sua volta, concretizando a realização maior de toda a sua vida profissional. A participação generosa do benemérito Rovisco Pais possibilitou concluir as obras de edificação da maternidade e para ela adquirir moderno equipamento, assim se constituindo numa unidade modelar e pioneira entre nós.

Augusto Monjardino desempenhou também o cargo de Reitor da Universidade de Lisboa, cargo a que estava associado um grande prestígio social e que era reservado a personalidades de excepção.