Toscano Rico [1941/1944]
O Professor Toscano Rico foi o 44.º Presidente da Sociedade numa fase ainda jovem da sua longa carreira académica e pública, durante a qual desempenhou lugares de grande notoriedade, onde se fez sentir o tom sóbrio que gostava de emprestar às suas intervenções.
No ano seguinte ao da licenciatura (1924), Toscano Rico foi admitido no quadro de docentes da cadeira de Farmacologia, área científica onde fez toda a sua carreira, tendo chegado muito cedo à titularidade da cátedra. A ela ascendeu por falecimento de Sílvio Rebelo, uma das personalidades de relevo da geração médica de 1911, a quem se ficou a dever a importante mudança da designação da cátedra de Matéria Médica para Farmacologia, ciência a que imprimiu uma orientação inovadora e que teve créditos internacionais. Toscano Rico, seu discípulo, após ter efectuado um estágio prestigiado em Berlim, foi nomeado Professor Catedrático pelo Conselho Escolar da Faculdade, no reconhecimento de méritos pessoais e científicos. Foi, sucessivamente, Professor de Terapêutica Geral e de Farmacologia e, mais tarde, de Hidrologia Geral, dirigindo o respectivo Instituto de Investigação até à jubilação, em 1971.
Figura de referência da Farmacologia nacional, as suas qualidades foram razão dos muitos convites que recebeu para desempenhar funções directivas em várias instituições assistenciais (Hospital de Santa Maria, Instituto Português de Oncologia, Laboratório de Medicina Nuclear), de natureza pericial (Conselho Médico-Legal de Lisboa), e na sua própria Escola, que devotadamente serviu como Secretário e Director, funções em que se reflectiram a solidez do seu carácter e a sua personalidade.