Simões Ferreira [1950/1952]

48. Simões Ferreira

O Dr. Luís Carlos Simões Ferreira foi um considerado internista dos Hospitais Civis de Lisboa, onde durante muitos anos dirigiu a Enfermaria de Santa Isabel, no Hospital de São José.

Era no banco de São José, no Boletim Clínico, na Sociedade Médica dos HCL, nas carreiras médicas e no rigor e isenção dos seus concursos que os Hospitais Civis de Lisboa adquiriram a confiança e o respeito com que eram admirados. A personalidade do Dr. Simões Ferreira impôs-se nesse meio hospitalar pelo seu valor, qualidades pessoais e prestígio profissional como clínico.

Simões Ferreira era Vice-Presidente da Sociedade quando o presidente Henrique de Vilhena pediu a suspensão do exercício da presidência.

A sua colaboração na Sociedade foi sempre muito assídua, e a sua prestação teve marcada elevação e equilíbrio, factos que influenciaram as eleições que levaram Simões Ferreira a Presidente da Sociedade.

Durante o mandato de Simões Ferreira foi criada a secção de Gastrenterologia, que veio a dar origem à respectiva Sociedade autónoma, anos mais tarde, Júlio Dantas foi eleito sócio honorário, e foi elaborado o Regulamento dos prémios científicos Sanitas, que foram atribuídos durante muitos anos.

Os seus discursos inaugurais dos anos académicos de 1950 e 1951 despertaram muito interesse na classe médica e contribuíram para reforçar a intervenção da Sociedade das Ciências Médicas nos problemas sociais da época.