Alberto Mac Bride [1952/1953]
Alberto Mac Bride, 49.º Presidente da Sociedade, foi um dos cirurgiões mais cultos da sua geração, no dizer de Reynaldo dos Santos.
Oito anos após a licenciatura e já com destacada experiência cirúrgica, embarca, em 1917, com o C.E.P. para França, onde prestou valiosos serviços que originaram vários louvores e condecorações.
Director do banco de São José e do Serviço de Cirurgia dos Hospitais Civis de Lisboa, promoveu diversas reformas que muito prestigiaram a Instituição, nomeadamente a reabertura dos internatos médicos.
Participou na Direcção da Liga Portuguesa dos Combatentes da Grande Guerra e na Direcção da Associação dos Médicos Portugueses.
Foi membro da Associação de Arqueólogos, colaborando em particular com a secção de estudos olisiponenses. Foi membro da comissão organizadora do Grupo de Amigos de Lisboa. Foi historiador da Medicina, da instituição Hospitais Civis de Lisboa e da Medicina na Índia Portuguesa.
Na Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa elaborou uma extensa monografia correspondente ao período 1835-46 e que integrou o volume da comemoração centenária da Sociedade em 1923. Foi seu Secretário-Geral Adjunto entre 1949 e 1951, e Presidente durante escassos dois meses, em 1953, ano em que faleceu.
O seu valioso espólio cultural viria a constituir o núcleo principal do Museu Alberto Mac Bride efemeramente aberto no Hospital de Santa Marta.