Cândido Oliveira [1959/1965]
Cândido de Oliveira, o quarto professor de Bacteriologia e Parasitologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, ocupou a cátedra durante 35 anos, e a sua acção influenciou os bacteriologistas portugueses de modo significativo.
O seu importante trabalho de investigação sobre o vírus rábico (tese de agregação) não teve infelizmente continuidade. Introduziu no País a vacina antituberculosa BCG, administrada fresca a todos os recém-nascidos em Portugal durante muitas décadas.
Foi um bom pedagogo e muitas das suas aulas de síntese foram publicadas na Lisboa Médica (Brucelose, Rickiettsioses, Vírus filtráveis, Gripe, Meningococo).
A sua sólida formação laboratorial levou-o a dirigir o Serviço de Análises Cínicas no Hospital de Santa Maria, inaugurado em 1954.
Pela primeira vez foi a Bacteriologia individualizada no seio das Análises Clínicas, o que foi repetido nos hospitais escolares do Porto e Coimbra e, muitos anos mais tarde, em outros hospitais centrais.
Cândido de Oliveira foi um estudioso do Ensino médico, de que é exemplo a sua modelar oração de sapiência na Universidade de Lisboa em 1966, onde estão previstas, antes do tempo, as modificações principais que hoje estão implantadas nas Faculdades de Medicina portuguesas.