Mendes de Almeida [1996/2000]

57. Mendes Almeida

O 57.º Presidente da Sociedade, José Manuel Mendes de Almeida, é um dos mais brilhantes cirurgiões da sua geração, muito tendo prestigiado todas as instituições onde trabalhou e em que atingiu as mais elevadas posições de chefia técnica (Hospitais Civis de Lisboa, Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Hospital Cuf-Descobertas).

A sua actividade de cirurgião e os seus trabalhos em patologia tumoral do esófago, estômago e recto deram-lhe voz respeitada nestas áreas médicas, e justificam o reconhecimento internacional dos seus méritos, nomeadamente o título de membro honorário da prestigiada Association Française de Chirurgie.

À Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa prestou apreciáveis serviços como seu Secretário-Geral durante 14 anos, colaborando com os dois presidentes que o antecederam. Sob o impulso de João Ribeiro da Silva empenhou-se, com êxito, na delicada tarefa da criação da Academia Portuguesa de Medicina, da qual foi o seu 1.º Secretário.

Foi com mérito que presidiu aos destinos da Sociedade no mandato de 1996-2000, período em que organizou, com assinalável êxito, os Congressos Nacionais das Ciências Médicas.