Lobo Antunes [2000/2003]
João Lobo Antunes foi o 58.º Presidente da Sociedade e o último biografado deste volume. Após uma carreira escolar de que ficou lembrança na Escola, rumou para os Estados Unidos «um pouco por acaso», que veio a ser uma forma de destino feliz, como relata no seu tocante ensaio Memória de Nova Iorque, cidade onde trabalhou e «cresceu» durante mais de uma década.
No Departamento de Neurocirurgia do Instituto de Neurologia fez o treino técnico e científico que lhe modelou um projecto profissional de rigor e exigência. O trajecto académico iniciou-o na Columbia University e teve ponto de chegada em Portugal, a que voltou, em 1983, para se submeter aos julgamentos concursais da sua Faculdade e adquirir os graus universitários que o levaram à cátedra em 1984. De Almeida Lima, seu mentor, veio a suceder na direcção do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, que prestigiou muros fora, ocupando lugares de liderança em sociedades neurocirúrgicas internacionais e servindo no corpo editorial de exigentes publicações periódicas dessa especialidade médica.
Na Faculdade de Medicina de Lisboa foi inspirador e motor de transformações decisivas para o futuro da escola, que soube mobilizar durante um consulado longo e frutuoso na liderança do Conselho Científico. Impulsionou a criação do Instituto de Medicina Molecular, sala de visitas da Faculdade, onde acolheu e orientou com mão sábia alguns dos mais promissores talentos, que se revelaram valores de referência da investigação biomédica internacional.
Voz disputada em variados palcos pela elegância do estilo e pela singularidade do pensamento, João Lobo Antunes trabalhou com melodia a palavra escrita, que veio a ter consagração em 1996 com a atribuição do Prémio Pessoa.