Sociedades Afiliadas

A partir de 1953, foi incentivado que os Sócios da Sociedade se agrupassem por especialidades, que foram criadas em grande número. Trinta anos depois, existiam já 23 Secções ou Sociedades-filhas, com um total de 2344 associados.

Com o decorrer do tempo estas Sociedades cresceram e engrandeceram-se, mormente as mais populosas e activas empenhadas na promoção da investigação, no ensino pós-graduado e no aperfeiçoamento profissional continuado. Muitas vieram a adquirir autonomia no exterior da Sociedade, que as criara e onde tinham recebido instalação e logística, continuando a manter o seu nome original. Actualmente, são seis as que permanecem alojadas no seio da SCML.

Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho

A Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho é uma agremiação fundada em 30 de Novembro de 1965. Assume-se como uma Secção da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) e tem como principais objectivos estimular o estudo da especialidade, organizar cursos, conferências, congressos, exposições e outras actividades relacionadas com a especialidade de Medicina do Trabalho.


Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão

A aceitação da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão enquanto Secção da Sociedade Portuguesa de Ciências Médicas de Lisboa (SCML) foi oficializada a 12 de Março de 1968. Desde então que esta sociedade científica se dedica a facilitar a divulgação entre os seus membros do conhecimento relativo ao diagnóstico e tratamento de doenças e lesões traumáticas da mão. É, desde 1969, membro afiliado da International Federation of Societies for Sugery of the Hand, organização que engloba outras 41 sociedades congéneres de todo o mundo.


Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Secção da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, exerce actividade desde Abril de 1961. Algumas das suas acções têm por objectivo estimular o estudo da Cirurgia Plástica como Especialidade bem individualizada e de técnicas próprias, promover um Programa Nacional de Ensino da Especialidade, procurando definir padrões de qualidade de acordo com as recomendações adoptadas internacionalmente e organizar cursos, conferências, congressos e exposições relacionadas exclusivamente com a especialidade.


Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia

A Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), da Academia Portuguesa de Medicina – Sociedade das Ciências Médicas, foi fundada em 1951. Dedica-se desde a fundação ao estímulo do estudo da medicina, no campo da Geriatria e da investigação Gerontológica no domínio biológico e social.
Organizar cursos, conferências, congressos, exposições ou outras actividades relacionadas com a especialidade é outra das principais preocupações da agremiação.
Desde 1980 que, todos os anos sem excepção, a SPGG realiza, em Outubro, o Congresso Português de Geriatria.


Sociedade Portuguesa de Educação Médica

A 16 de Agosto de 1967, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa recebia a proposta para a criação de uma nova secção, a Sociedade Portuguesa de Educação Médica, criada em 5 de Dezembro do mesmo ano. A agremiação surgiu da necessidade de se constituir um ponto de encontro das pessoas que se interessam ou têm responsabilidade nos problemas de Educação, nas várias estruturas ligadas à saúde. A organização de cursos, conferências, congressos, exposições e outras actividades relacionadas com o tema estão na linha da frente dos objectivos da Sociedade Portuguesa de Educação Médica.


Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pediátrica

A promoção do estudo e desenvolvimento da Cirurgia Pediátrica é assegurada, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pediátrica. Criada em Setembro de 1996, como afiliada da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, a Sociedade colabora activamente no ensino e organização da especialidade, no ensino pós-graduado com destaque para a educação médica permanente. A promoção de cursos, exposições e outros tipos de reuniões científicas, estimulando a presença de Cirurgiões Pediatras nessas manifestações, é outra das actividades definidas nos seus Estatutos.


Mais: Sociedades que nasceram na SCML