Sociedade das Ciências Médicas apresenta alguns dos mais notáveis “Médicos-Cientistas” contemporâneos

modosdevidaA Professora Erna Möller, imunologista sueca, inaugura no dia 26 de Janeiro o ciclo de Conferências “Medicina: Modos de Vida”, que pretende destacar profissionais que contribuíram para o progresso da medicina ao longo das últimas décadas.
 


 
A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Champalimaud, organiza um ciclo de cinco conferências intitulado “Medicina: Modos de Vida”, a ocorrer entre 26 de Janeiro e 20 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Essencialmente destinadas a jovens médicos e estudantes de Medicina, as palestras pretendem tornar mais rica a sua formação e inspirar as suas acções futuras.
 
A primeira conferência tem como título “50 anos de Imunologia – Descobertas apaixonantes, Prémios Nobel e Questões em aberto” e realiza-se a 26 de Janeiro, segunda-feira, na Sala 3 da Fundação Calouste Gulbenkian. É conduzida pela Professora Erna Möller, doutorada em Medicina pelo Karolinska Institute, de Estocolmo, que foi docente de Imunologia Clínica durante mais de vinte anos e membro da Assembleia do Nobel entre 1986 e 2007. Recentemente nomeada para o Conselho Directivo do Instituto Europeu para a Inovação e Tecnologia, Erna Möller exerce também, desde 2002, funções no Conselho Administrativo da Knut and Alice Wallenberg Foundation. 
 
António Coutinho, presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, destaca que a “história de vidas excepcionais pode ser inspiradora, particularmente se contada na primeira pessoa”. “A devoção às pessoas e às questões essenciais, as abordagens inovadoras, o rigor no pensamento e na acção, a generosidade no ensino e nas questões sociais, caracterizam estes convidados que contribuíram para o progresso da Medicina ao longo das últimas décadas”, assegura.
 
O ciclo de conferências continua a 12 de Março, com o Professor Jon van Rood. Em Abril é a vez de Nancy Andreasen, dos Estados Unidos da América, marcar presença em Lisboa. Em Maio, as duas últimas conferências são assumidas pelos britânicos Melvyn Greaves e Keith Peters, nos dias 14 e 20, respectivamente.
 

 

PROGRAMA:

26 de Janeiro, Segunda-feira
«50 anos de imunologia – descobertas apaixonantes, Prémios Nobel e questões em aberto» [ver fotos da conferência]
Erna Möller, Suécia

12 de Março, Quinta-feira
«A descoberta do HL-A ou as mulheres na minha vida de cientista»
Jon van Rood, Holanda
 
28 de Abril, Terça-feira
«Artes e ciências: a combinação de duas culturas»
Nancy Andreasen, Estados Unidos da América
 
14 de Maio, Quinta-feira
«Darwin e narrativas evolucionárias na leucemia infantil»
Melvyn Greaves, Reino Unido
 
20 de Maio, Quarta-feira
«Ciência clínica na era pós-genómica – desafios e oportunidades»
Keith Peters, Reino Unido

Mais Informações: Programa (pdf); Parceiros: Fundação Champalimaud | Fundação Calouste Gulbenkien