Fundações Gulbenkian e Champalimaud investem no reforço de competências de investigação de Médicos Clínicos

PFM bannerNovo2009-01Programa Doutoral para Médicos quer motivar médicos clínicos a desenvolverem investigação médica de excelência. Uma dezena de clínicos assumiu a 1 de Outubro um compromisso de três anos com o Programa Gulbenkian de Formação Médica Avançada.


Está em curso desde o dia 1 de Outubro o Programa Gulbenkian de Formação Médica Avançada. Uma iniciativa Gulbenkian a que se associou a Fundação Champalimaud, este Programa Doutoral estará aberto durante 3 anos consecutivos, aceitando 10 clínicos por ano, 5 em dedicação integral e 5 em part-time. O Programa tem por objectivo contribuir para que Médicos interessados em aliar a sua actividade assistencial à investigação de problemas clinicamente relevantes adquiram bases científicas sólidas e desenvolvam projectos de investigação de qualidade nas suas áreas específicas de interesse.

O Programa tem três anos de duração e destina-se Médicos, Internos de Especialidade e Especialistas (de todas as especialidades), que estejam convictos de que uma formação científica sólida é o alicerce de uma investigação médica de excelência e de uma melhor prática clínica e que desejem envolver-se em projectos multidisciplinares e cooperativos como complemento da sua actividade assistencial.  

O Programa inclui duas componentes, formativa e de investigação. A formativa ocupa seis meses e tem lugar em Institutos de Biomédica de excelência no país. A componente de investigação tem lugar nos dois anos e meio subsequentes e o trabalho de investigação pode ser desenvolvido em Unidades de Saúde ou Institutos de Investigação em Portugal ou no estrangeiro.

O Programa Doutoral é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, excepto para aqueles que possuam o grau de Especilista em Oncologia Médica (ou especilidades afins), que são financiados pela Fundação Champalimaud.

Mais: Website Oficial