Dados Históricos

A História

scmli

Em quase duzentos anos de existência, e mesmo intercalando períodos de crise com outros de desenvolvimento, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa tem desempenhado sem interrupção as suas funções, fiel à sua divisa "Pro incolumitate civium".

 

Criação da Sociedade

scml23a

Insatisfeito com a falta de instrução e o atraso português na arte de curar, um grupo de clínicos de Lisboa formou, em 1822, uma associação científica que lhes proporcionasse um ensino mútuo - a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. Conheça o contexto da criação de uma das Sociedades mais antigas do mundo.

 

A Sociedade como órgão consultivo de instituições e do poder político

scml23cc

Na viragem do século XIX para o século XX, a Sociedade das Ciências Médicas exerceu uma acção fundamental na resolução de problemas de Saúde Pública e de Medicina Social.

 

A Sociedade como Forum de discussão científica

scmli0001

A partir da segunda metade do século XX, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa adoptou outro método para as suas acções, apostando em iniciativas relacionadas com a evolução da Medicina e na realização de Fora onde se discutiam matérias de importância social e médica.

 

História do Jornal das Ciências Médicas de Lisboa

scml

 O Jornal das Ciências Médicas, publicado desde 1835, foi o primeiro jornal português de índole exclusivamente médica. É, ainda hoje, uma das revistas médicas mais antigas do mundo que ainda mantêm o título original.

 

Presidentes da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa

presidentes1

Ao longo de quase duzentos anos de história da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, passaram pela instituição 60 presidentes. De Soares Franco a Sousa Martins, de Miguel Bombarda a Egas Moniz, de Cid dos Santos a João lobo Antunes e Jorge Soares. Conheça o perfil dos médicos e dos homens que conduziram o leme da SCML.

Bibliografia