Ayres de Sousa [1957/1959]

51. Ayres de Sousa

Ayres de Sousa foi o 51.º Presidente da Sociedade e o único que consagrou toda a sua actividade profissional à ciência radiológica, especialidade onde alcançou posição de grande notoriedade numa época em que esta área médica adquiriu proeminência científica em Portugal e prestígio no estrangeiro. São de sua autoria trabalhos pioneiros sobre quimioangiografia e microangiografia, que o consagraram na elite da geração médica que sinalizou no mundo a Medicina de Lisboa.

Ayres de Sousa foi, assim, contemporâneo e também protagonista da que veio a ser reconhecida como a escola portuguesa de Angiologia, que teve em Egas Moniz, Reynaldo dos Santos, Lopo de Carvalho, João Cid dos Santos e Sousa Pereira as suas figuras mais emblemáticas.

A actualização dos procedimentos técnicos de contraste que iam sendo introduzidos na radiologia para visualização de estruturas e órgãos teve a sua dedicada atenção, e foi pela sua mão que surgiram em Portugal os contrastes com eliminação electiva pelo rim e pela vesícula biliar.

Com preocupações culturais ligadas às suas raízes, Ayres de Sousa desenvolveu um valioso trabalho de pesquisa sobre a Medicina Portuguesa no Oriente e em especial no Japão. Estudioso, cultivou a sobriedade, predicados que espelhou no seu mandato de Presidente da Sociedade.