Salazar de Sousa [1932/1934]

40. Salazar Sousa

O Professor Jaime Salazar de Sousa, 40.º Presidente da Sociedade das Ciências Médicas, licenciou-se em Lisboa em 1893 e cedo rumou aos Estados Unidos onde, após prolongado estágio, obteve o diploma de especialista em Pediatria e Ortopedia pela Universidade de Boston, em 1897. Tal qualificação, invulgar para o nosso meio, viria a ter importantes consequências na sua vida profissional e na vida hospitalar de Lisboa.

Fundou em 1903 consultas de Pediatria no Hospital de São José e, mais tarde, no de Dona Estefânia, vindo a ascender a professor catedrático de Pediatria Cirúrgica e Ortopedia da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1910. Deve-se-lhe a criação da Escola de Pediatria de Lisboa, por si fundada e acompanhada durante três décadas no Hospital de Dona Estefânia, de que foi director até 1940, e que alcançou justa reputação nacional. Salazar de Sousa foi um exímio operador, um pediatra de grande projecção e um investigador clínico de apurada intuição. Escritor e pedagogo, teve acentuado interesse pela cirurgia infantil que dominava com mestria. Deixou trabalhos relevantes, alguns dos quais pioneiros, sobre anestesia, kala-azar infantil, hiperesplenismo e esplenectomia, numa vasta obra científica com cerca de 90 títulos.

Para o Professor A. Celestino da Costa, «a escola de Pediatria fundada pelo Prof. Jaime Salazar de Sousa representa um dos mais autênticos serviços feitos a este País em matéria de Medicina»