Borges de Sousa [1934/1936]

41. Borges de Sousa

Alberto Borges de Sousa, que presidiu à Sociedade em 1934-36, foi um distinto oftalmologista que adquiriu a sua formação científico-profissional durante cerca de três anos em Paris, na Clínica Oftalmológica do Prof. Despagnet onde foi assistente e depois chefe de clínica.

Em Portugal, fez uma longa carreira hospitalar nos Hospitais Civis de Lisboa, primeiro de Medicina e, posteriormente, daquela especialidade, atingindo o cargo de Director de Serviço de Oftalmologia do Hospital dos Capuchos, em 1929.

Não tendo sido um investigador, e com reduzida obra publicada quase só a partir desta data, foi nomeado em 1932 Director do Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto e convidado para Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Considerado um grande clínico que modernizou a especialidade, foi introdutor da técnica operatória do descolamento da retina. Ao contrário do que era corrente na sua época, Borges de Sousa dedicava igual atenção aos aspectos preventivos e curativos em Oftalmologia.